Entre os profissionais que trabalham muito tempo em pé há sempre um questionamento comum: ficar em pé causa varizes? Esta preocupação é normal, uma vez que varizes provocam incômodos, como dores, inchaços e outros problemas de saúde.

É fato que esses sintomas costumam acompanhar aqueles que trabalham em pé. Contudo, é possível conviver bem com a predisposição a desenvolver varizes, mesmo no exercício de atividades que tenham essa exigência, desde que invista em prevenção e busque evitá-las. Quer saber como? Veja neste post.

Como surgem e como agem no organismo?

As varizes se formam a partir de uma pré disposição genética que ocasiona a dilatação das veias. Este fenômeno leva ao acúmulo do sangue no interior das mesmas, aumentando a pressão, que é transmitida também às veias próximas, levando ao aumento da quantidade de varizes. O sangue para retornar desde as pernas até o coração, precisa de mecanismos fisiológicos que superem a gravidade e permitam que conclua o seu trajeto.

O surgimento das varizes traz prejuízo ao corpo, pois além de sintomas que podem ser bastante incômodos e formação de ulceras na perna, aumenta o risco de trombose , que representa a maior causa de embolia pulmonar.

Ficar em pé causa varizes?

Após esclarecer como se formam as varizes, é fácil entender que ficar muito tempo em pé contribui para o aparecimento delas, como consequência do acúmulo do sangue nas pernas. Quando a pessoa permanece parada muito tempo em pé, há uma dificuldade maior na circulação nos membros inferiores. Isso leva a aumento da pressão que o  sangue exerce  na parede das veias, o que leva a dilatação venosa e a sintomas decorrentes disso.

O que fazer para evitar o surgimento das varizes?

Para evitar varizes, o profissional precisa conhecer sua jornada de trabalho, antes de tudo. Posteriormente, deve investir na prevenção e mudanças de hábitos. Pensando nisso, destacamos algumas recomendações, que podem ser praticadas no cotidiano facilmente.

Faça exercícios físicos

Atividade física é primordial para o funcionamento do corpo humano, porque fortalece a musculatura e prepara o profissional para uma jornada intensa de trabalho.  Alongamentos, ginásticas e caminhadas diárias podem ajudar na prevenção de varizes e melhora da sua qualidade de vida.

Movimente-se durante a jornada de trabalho

Não permaneça parado na mesma posição. Movimente-se ao longo da rotina de trabalho, fazendo pequenas caminhadas e flexione os pés, sempre que possível. A movimentação ajuda as pernas a bombear o sangue, evitando seu acúmulo.

Use roupas e sapatos confortáveis

Sapatos apertados atrapalham a circulação na região das pernas. Roupas muito justas ou grossas também podem prejudicar e trazer a sensação de peso no corpo. Portanto, use roupas confortáveis.

Controle a alimentação

Consuma alimentos mais saudáveis e naturais. Dê preferência aqueles que contêm fibras, como amêndoas, cereais e amendoins. Além disso, beba muita água. Uma alimentação regulada ajuda o organismo a funcionar melhor.

Use meias de compressão

As meias de compressão pressionam a panturrilha, auxiliando na circulação sanguínea nas pernas. Essa pressão varia de acordo com o tipo da meia e qual sintoma de varizes ela pretende tratar. Para saber qual é a ideal para seu caso, procure um especialista, um médico angiologista.

Podemos afirmar que ficar em pé causa varizes? Ficar em pé predispõe ao desenvolvimento de varizes, já que o corpo trabalha contra a gravidade para levar o sangue de volta ao coração. Por isso, quem é obrigado, pela profissão, a permanecer muito tempo em pé deve se prevenir, especialmente devido aos inúmeros riscos à saúde que as acompanham. Assim, mude seus hábitos, prepare o seu organismo para a intensa jornada de trabalho diária e tenha uma vida equilibrada, longe de dores e incômodos.

Gostou dessas informações? Se você quiser se aprofundar no tema ou receber outras dicas assim, assine a nossa newsletter.

Add comment

Name
E-mail
Comment

Copyright © 2019 | Venous Laser