Seja por questões estéticas, seja por problemas de saúde, os médicos que tratam de varizes são profissionais muito procurados por homens e mulheres. Afinal, várias pessoas querem se ver livres daquelas veias dilatadas e arroxeadas que teimam em aparecer nas pernas.

Mas, você sabe o que são varizes e conhece os médicos e tratamentos mais indicados para ajudar você a resolver esse problema? Continue conosco para descobrir!

O que são as varizes?

As veias são os estruturas tubulares responsáveis por conduzir o sangue de volta ao coração após ter levado oxigênio e nutrientes a todas as partes do corpo. Em alguns casos, no entanto, elas se tornam incompetentes para a função. Isso quer dizer que há uma dificuldade em promover a circulação somente no sentido correto, causando acúmulo do sangue na região afetada. Como consequência, a veia se dilata, ficando volumosa e evidente sob a pele. O problema é mais comum em mulheres, sendo influenciado  pela predisposição genética, idade, uso de medicamentos, hábitos posturais  e outros fatores.

Quando os vasos afetados têm calibre pequeno, falamos em telangiectasia ou simplesmente microvarizes (vasinhos). Eles têm diâmetro inferior aos das varizes, são mais superficiais e podem  não ter sintomas, afetando apenas a estética. Os casos mais graves podem ser acompanhados de uma série de sintomas, incluindo:

  • dor ou sensação de peso nas pernas;
  • inchaço nos pés e tornozelos;
  • coceira sobre as varizes;
  • alteração na cor da pele dos membros inferiores.

Quais são os médicos que tratam de varizes?

Hoje em dia, não é difícil encontrar profissionais que oferecem alternativas para tratar as varizes. No entanto, apenas médicos com formação específica detêm o conhecimento e as técnicas necessárias para combater o problema de forma segura e eficiente. Portanto, fuja de procedimentos executados por profissionais que não são médicos e busque ajuda com quem realmente entende do assunto. Normalmente os profissionais médicos que se dedicam aos tratamentos das doenças venosas, entre elas as varizes, são denominados de Angiologistas, Cirurgiões Vasculares e também Flebologistas. Tais profissionais tem formação ampla para o tratamento das moléstias circulatórias e tem que estar sempre se atualizando, haja vista a evolução contínua que passa a medicina, com incorporação de novos procedimentos e tecnologias.

Como as varizes são tratadas?

Os médicos que tratam de varizes contam com diversas opções de tratamento para oferecer a seus pacientes. O tratamento pode ser clínico, com utilização de medicamentos, mudanças de hábitos, uso de meias elásticas e outros recursos e também pode ser através das escleroterapia, que tem avançado muito e proporcionado tratamentos muito eficientes em casos que antes, só poderiam ser tratados através da cirurgia.

Escleroterapia

São as famosas aplicações para varizes. Elas consistem em injetar um agente esclerosante diretamente na veia afetada. Com isso, há a indução de uma resposta inflamatória que “fecha” o vaso e promove sua eliminação. Um método de escleroterapia que é mais recente e tem sido bastante divulgado é a espuma, que consiste em a injeção de um medicamento que apresenta a consistência de uma espuma no interior das veias, visando a sua eliminação.Uma alternativa moderna é a escleroterapia a laser. Nela, não são usadas injeções, mas sim um aparelho que emite energia luminosa para ocluir o vaso dilatado e levar à sua eliminação.

Há duas principais técnicas cirúrgicas para eliminar as varizes.  A cirurgia tradicional, que consiste na remoção das veias dilatadas através de pequenas incisões, e os métodos endovasculares, nos quais são utilizados o Laser ou a Radiofrequência. Em ambos são  inseridos catéteres no interior do vaso a ser tratado e disparado uma energia que irá promover oclusão e eliminação deste.

Os médicos que tratam de varizes avaliam cada caso para propor o melhor método de tratamento, ou mesmo uma combinação de procedimentos diferentes. Neste artigo, você conheceu quem são esses profissionais e quais são as principais alternativas que eles empregam para cuidar de seus pacientes.

Você ainda tem alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários. Ficaremos felizes em responder!

Add comment

Name
E-mail
Comment

Copyright © 2019 | Venous Laser