A má circulação sanguínea é um problema de saúde muito frequente e seus sinais não devem ser negligenciados. O inchaço nas pernas e nos pés, a dor e o aparecimento de varizes são alguns dos sintomas caracterizados pela dificuldade do sangue em fluir normalmente pelas veias.

Esse problema tem uma predisposição  genética e também é muito comum em mulheres que tomam anticoncepcional, pessoas com excesso de peso ou naqueles que possuem hábitos alimentares pouco adequados.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com 4 alimentos que prejudicam a circulação sanguínea, para que você descubra como cuidar melhor da sua saúde e prevenir esse problema. Confira!

1. Sal

O sódio é um importante mineral para o corpo humano que ajuda a evitar contrações musculares, fornecendo energia e equilibrando a quantidade de água no organismo. Ele passa a ser um vilão — entrando na lista dos alimentos que prejudicam a circulação sanguínea — quando é usado em excesso, o que vem se tornando uma prática comum na alimentação do brasileiro.

O excesso de sal leva a retenção de muita água no organismo e também altera o processo de contração das artérias, o que pode levar a hipertensão.  Outra consequência danosa é a formação de “pedras nos rins”.

2. Bebidas alcoólicas

O excesso de álcool no corpo humano pode causar uma série de danos, especialmente nas artérias. Ele contribui para a lesão da parede dos vasos sanguíneos, o que favorece a problemas circulatórios.

Além disso, bebidas alcoólicas podem causar alterações no funcionamento de outros órgãos do corpo, como o fígado por exemplo, o que levará a um impacto em todo o metabolismo, atingindo também o sistema circulatório.

3. Alimentos com gorduras ruins

Entre os alimentos que prejudicam a circulação sanguínea estão os ricos em gorduras ruins. Todavia, ao contrário do que se pensa, nem toda gordura faz mal para o organismo. O problema está nos alimentos que possuem a tão famosa gordura trans e a saturada. Elas são capazes de aumentar o LDL, ou seja, o colesterol ruim do nosso corpo.

O aumento das placas de gordura formadas pela ingestão desses alimentos pode levar a oclusão das artérias, comprometendo o fluxo sanguíneo para as várias partes do corpo.

Para fugir desse tipo de gordura, basta ficar longe de alimentos industrializados, como bolachas, sorvete, margarina e comida congelada, e procure sempre ler as informações contidas nos rótulos.

4. Açúcar refinado

Segundo pesquisa da OMS, o brasileiro está consumindo 50% a mais de açúcar do que deveria.

O açúcar refinado passa por um processo industrial e é isso que  o torna prejudicial a saúde.  Quanto mais refinado é o açúcar, maior é o aumento da glicose no sangue. O excesso desse alimento pode levar a obesidade e diabetes, que são duas doença que podem prejudicar muito a circulação sanguínea.

Para começar a cortar esse vilão da dieta é importante fugir de alimentos que possuem açúcar em quantidades elevadas, como o refrigerante, sucos artificiais, cerveja e produtos industrializados.

Alimentos benéficos

Indo contra os alimentos que prejudicam a circulação sanguínea, existem aqueles que são altamente benéficos, além de oferecer muitas outras vantagens para o corpo. Entre os que você pode apostar estão:

  • limão;
  • laranja;
  • gengibre;
  • melancia;
  • alho;
  • beterraba;
  • rabanete;
  • maçã;
  • couve;
  • grãos integrais.

Os alimentos que prejudicam a circulação sanguínea podem ser facilmente identificados e com uma reeducação alimentar é possível balancear a ingestão  desses vilões da sua dieta.

Lembre-se que isso vai beneficiar não apenas a sua circulação sanguínea, mas seu corpo por inteiro, trazendo muito mais qualidade de vida para seu dia a dia.

Muito interessante, não acha? Para não perder outros conteúdos como este, siga-nos no Facebook e no Instagram e fique por dentro de tudo!

Add comment

Name
E-mail
Comment

Copyright © 2019 | Venous Laser