As varizes são temidas por muitas pessoas e isso acontece porque modificam a aparência das pernas e, consequentemente, diminuem a autoestima de quem convive com elas. Conhecer suas causas, incômodos e tratamento são de grande importância para quem deseja evitá-las.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que as varizes são veias dilatadas e deformadas, as quais aparecem por causa de uma predisposição genética ou impossibilidade do sangue que chega às pernas retornar ao coração. Ela pode ser provocada por razões hormonais, gravidez ou até mesmo fumar e ter má alimentação. Junto com seu aparecimento, surgem incômodos, como dores, cansaço e peso nas pernas.

Por isso, é preciso investir em prevenção. Pensando nisso, este post vai apresentar 10 dicas de como evitar varizes e ter pernas mais bonitas. Acompanhe!

Como evitar varizes

1. Pare de fumar

É fato que o cigarro possui diversas substâncias, entre elas a nicotina. Ela dificulta a circulação e o bombeamento do sangue de volta ao coração. Dessa forma, o sangue pode se acumular nas veias e se depositar nas pernas, gerando as temidas varizes ou provocando uma trombose. Então, para evitá-las, a melhor dica é largar o cigarro e investir em hábitos mais saudáveis.

2. Adote bons hábitos alimentares

Com a rotina agitada, a alimentação saudável é deixada de lado. Contudo, alimentar-se bem é essencial para evitar as varizes, já que determinados alimentos são considerados fundamentais nesta luta. Dentre eles, apresentam-se:

  • ervas, como a farinha de semente de uva e o extrato de semente de castanha-da-índia;
  • alimentos ricos em vitamina C, como acerola, laranja, goiaba, por exemplo;
  • peixes ricos em ômega 3, como o salmão;
  • alimentos com quercetina, uma substância presente em cebolas e maçã.

Consuma esses alimentos com regularidade, pois auxiliam no fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos e evitam a formação de gordura, que atrapalha a circulação sanguínea.

3. Evite salto alto

Sapatos de salto alto ou desconfortáveis atrapalham o modo de pisar e deixam a panturrilha em posição prejudicial. Isso prejudica a circulação sanguínea e favorece o acúmulo de sangue nas pernas, o que torna propício para a formação de varizes. Uma maneira de evitá-las é trocar o salto por um sapato baixo e confortável, como as sapatilhas. Caso não seja possível abandonar os sapatos de salto totalmente, use-os apenas quando necessário, para trabalhar ou ir em alguma festa.

4. Use meias de compressão

As meias de compressão auxiliam na redução da pressão sanguínea e ajuda a bombear sangue ao coração. Além disso, é responsável por diminuir o cansaço e inchaço nas pernas, melhorando também a circulação nesta região. Portanto, use meias de compressão, pois são essenciais para evitar varizes. Em regra, não tem contraindicação, mas é preciso procurar um médico para lhe indicar a correta, já que existem diversos tipos e tamanhos.

5. Comece a se exercitar

Exercícios físicos são primordiais para prevenir varizes. Nesse caso, recomenda-se atividades aeróbicas, pois exercícios como caminhadas, natação e bicicleta melhoram a circulação sanguínea e impedem o acúmulo do sangue na região das pernas. Essas atividades fortalecem as panturrilhas, o que ajuda o sistema circulatório de modo geral e diminui a pressão arterial. A caminhada é uma ótima opção para quem tem pouco tempo, por se encaixar na rotina. Troque o carro por andar para ir ao supermercado e padaria, por exemplo. Movimente-se.

6. Eleve as pernas

É fato que elevar as pernas acima do nível do coração favorece a circulação do sangue, uma vez que auxilia retornar ao coração e previne o acúmulo nas pernas. Por essas razões, o simples hábito de deitar com as pernas levantadas pode ajudar a evitar varizes, já que reduz a pressão nas veias. Após permanecer o dia inteiro na mesma posição, em pé ou com sapatos inapropriados, eleve suas pernas por 15 a 30 minutos diariamente ou sempre que possível.

7. Evite pegar muito peso

Seja em treino de musculação ou carregando compras pesadas, pegar muito peso contribui para o surgimento de varizes. Isso ocorre porque o funcionamento da válvula que controla o sangue nos vasos é prejudicada. Além disso, o ato de prender a respiração ao levantar carga pesada aumenta a pressão sanguínea nas pernas.

8. Controle seu peso

A obesidade traz uma série de problemas de saúde, dentre eles o aparecimento de varizes. O acúmulo de gordura aumenta a pressão nos vasos sanguíneos e compromete o sistema circulatório. Assim, o sangue tem maior dificuldade em retornar ao coração, acumula nas pernas e criam varizes. A fim de evitá-las, controle seu peso, por meio da alimentação e exercício físico regular.

9. Procure se movimentar ao longo do dia

Algumas pessoas passam muito tempo sentadas ou em pé. Este excesso de horas na mesma posição é prejudicial à saúde assim como o cigarro, pois dificulta a circulação vascular e o bombeamento do sangue. Para evitar varizes e incentivar o retorno do sangue ao coração, caminhe pelo menos dois minutos após uma hora na mesma posição. Caso não seja possível, eleve as pernas, levante nas pontas dos dedos de 10 a 15 vezes ou invista em um suporte para os pés, quando estiver sentado, com o intuito de diminuir pressão na região das pernas.

10. Realize drenagem linfática

A drenagem é importante para ativar a circulação, pois ajuda o bombeamento do sangue, que flui ao coração. Esta pode aliviar incômodos das varizes, junto com outros tratamentos específicos e melhora a aparência da pele. A drenagem linfática deve ser realizada de forma adequada, por profissional qualificado.

Uma veia com problema pode prejudicar outras. Por isso, é preciso prevenir e evitar varizes, mesmo com a correria do dia a dia. A solução está em bons hábitos e avaliação médica periódica. Pratique estas dicas e tenha pernas mais bonitas, recupere sua autoestima e se sinta bem com o seu corpo. Caso precise de informações personalizadas procure um médico e faça tratamentos adequados. Cuide-se!

Gostou dessas dicas? Acesse nosso Facebook e Instagram e se mantenha informado.

Add comment

Name
E-mail
Comment

Copyright © 2019 | Venous Laser